É difícil iniciar uma conversa sobre educação sem mencionar a preocupação após as tragédias que presenciamos neste ano.
O que você responderia a uma criança que te perguntasse “Eu posso ir para a aula? Por que há ataques nas escolas?”?
Devido aos atentados em ambientes educacionais em nosso país, perguntas como essas se tornaram comuns e levam a questionamentos sobre como preparar a comunidade escolar para lidar com essas situações e, principalmente, evitá-las!
O debate para conquistar um ambiente que seja acolhedor e impulsionador de talentos e capacidades, ao invés de medo e insegurança, é fundamental e clama pela participação de todos.
Infelizmente, além da segurança, existem outros aspectos a serem analisados, como ansiedade, depressão, bullying, falta de apoio da escola e dos pais e a exposição ilimitada dos jovens aos conteúdos disponíveis na internet.
Mais do que nunca, o diálogo saudável, colaborativo e orientador se faz totalmente necessário!
Quem nos acompanha sabe o quanto acreditamos que o conhecimento é o principal meio de transformação da sociedade.
No contexto atual, também o consideramos como a nossa maior proteção.
Para enfrentar e mudar essa situação, não poderíamos deixar de falar dos profissionais que levam informação, reflexão e que mostram novos caminhos às pessoas.
Um exemplo é Taís e Roberta Bento — mãe e filha, fundadoras do SOS Educação — que, assim como nós, acreditam que educar é a peça-chave para transformar e melhorar o nosso mundo. Educadoras reconhecidas internacionalmente, elas unem neurociência e educação a uma história de vida que inspira diferentes pessoas, desde pais e mães até líderes e professores.
Guilherme Romano, filósofo e palestrante, é outro profissional que, nesta mesma direção, aborda vários temas. Expert em meditação, ele ensina técnicas e conteúdos que ajudam a desenvolver o equilíbrio emocional para lidar com as adversidades — algo que todos nós precisamos aprender nos dias de hoje.
Há muitos outros nomes que poderíamos falar aqui, mas o mais importante é estarmos abertos ao diálogo e à busca por soluções que possam ajudar nossos jovens.
Com um casting completo e especialistas multidisciplinares, a Star Palestras está pronta para incentivar essa transformação.
Mahatma Gandhi já dizia que “nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”. Entendo que, na verdade, o triunfo vem do autoconhecimento e da boa e indispensável educação!