Por Fernanda Cunha – Diretora da Star Palestras
Com a aceleração da vacinação no mundo e no Brasil, aumenta a expectativa de como iremos para um novo cenário econômico pós pandemia. O setor de Eventos está entre os que mais aguarda esse horizonte renovado.
Pudera, o segmento, que representa 13% do Produto Interno Bruto (PIB), teve um prejuízo de R$ 270 bilhões entre março e dezembro de 2020, resultado do cancelamento de cerca de 98% dos eventos, de acordo com o Sebrae.
O mercado teve que se reinventar, e migrou para o mundo virtual. Os eventos online, em diferentes plataformas, entre erros e acertos, surgiram com força – e assim continuam.
Hoje, vemos um ensaio ao retorno dos eventos corporativos presenciais. Muitas empresas estão procurando palestrantes da Star Palestras para eventos físicos, com os devidos cuidados e cumprimento de protocolos.
Por outro lado, produtoras, agências e empresas viram que eventos online podem ser um sucesso com grande abrangência e novas ferramentas de interação.
Dessa soma, o que temos como resultado é o fortalecimento de uma nova modalidade de evento: o híbrido.
Um evento híbrido, por definição, é aquele que possui características tanto de um acontecimento digital como de um evento presencial.
Pode ser uma feira de negócios, congresso ou palestra presencial com transmissão ao vivo assim, concentram participantes/congressistas/espectadores em um local ao mesmo tempo que têm audiência pulverizada e a distância.
Esse formato pode ter um alcance de público muito maior, trazer novos patrocinadores, aumentar a geração de conteúdo e multiplicar as possibilidades de divulgação. Depende de planejamento.
Em um evento híbrido, o planejamento tem que ser muito bem trabalhado nas duas frentes, presencial e digital.
Na parte digital, é preciso pensar nas possibilidades de interação e engajamento, pois o participante online está a um clique da saída.
Nesse ponto, mestre de cerimônia, mediadores e palestrantes não podem esquecer que há um grande público, provavelmente maior que o que está in loco, clamando por atenção nos canais online.
Já a preparação para o evento presencial, quando esse for permitido, precisará de mais olhares para as medidas de segurança, conforto e saúde, pois, além das novas normas que foram colocadas, o público voltará mais exigente quanto a esses pontos.
E você, já sabe qual modalidade de evento é a melhor para a sua empresa?
Fale com nossa equipe para entender qual o modelo mais adequado ao seu público bem como os palestrantes e outras atrações que tornam seu evento um sucesso, não importa o formato.