Eduardo Giannetti
Eduardo Giannetti da Fonseca é Graduado em Economia e em Ciências Sociais pela USP e PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.
Foi professor de História do Pensamento Econômico na Universidade de Cambridge, na USP e no Insper São Paulo.
É autor de inúmeros artigos e livros, entre os quais: Beliefs in action (Cambridge University Press, 1991); Autoengano (Companhia das Letras, 1997); O valor do amanhã (Companhia de Letras, 2005), Trópicos utópicos (Companhia das Letras, 2016) e O anel de Giges (Companhia das Letras, 2022).
Seu mais recente livro, Imortalidades, foi publicado em 2025. É membro da Academia Brasileira de Letras.
Em suas palestras, fala sobre a economia e temas como ética e as consequências sociais das transformações econômicas e conjuntura política.
Temas abordados:
- Perspectivas da Economia.
- Análise da Atual Conjuntura Econômica Brasileira
- Os principais entraves ao crescimento sustentado e como superá-lo.
- Ética na Profissão
- Letras e Cifrões – Perspectivas da Economia Brasileira e o Mercado Editorial
- O Livros das Citações – Um Breviário de Ideias Replicantes
- O Valor do Amanhã
- Filosofia Econômica