Marcelo Negrão iniciou a vida esportiva aos 11 anos em Recife-PE, e aos 12 anos já atuava como titular na Seleção Pernambucana Infanto-Juvenil, com destaque no campeonato realizado em Colatina-ES.
Aos 14 anos, mudou-se sozinho para São Paulo para ingressar no Esporte Clube Banespa, (referência nacional no esporte) quando, além de jogar em duas categorias (infanto-juvenil e juvenil), foi convocado para a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil e logo em seguida para a Seleção Brasileira Juvenil, onde também passou a atuar nas duas categorias.
Após ganhar vários títulos estaduais (pelo clube) e internacionais (pela seleção), e já fazendo parte do time adulto do Banespa, aos 17 anos foi convocado para a Seleção Brasileira Adulta como titular absoluto.
Aos 18 anos transferiu-se para a Itália para defender o seu primeiro clube italiano, o Gabeca Montichiari, seguido de muitos outros nos anos seguintes, Sisley Treviso, Piaggio Roma Volley, Südtirol Alto-Adige Volley, e Ferrara Volley.
Mas, foi aos 19 anos que veio a conquista mais importante almejada por qualquer atleta: Campeão Olímpico em Barcelona/92.
Além da conquista do Ouro Olímpico, Marcelo trouxe para casa o título de Melhor Atacante do Mundo, além da eterna imagem do jogador que com seu potente saque viagem, fez o ponto final da vitória.
Temas abordados:
- Motivação
- Superação
- Esporte