Neste artigo, Alex Machado, que tem mais de 20 anos de experiência ao conceito de gestão QSMS-RS, faz uma provocação: você já presenciou a seguinte situação na empresa.
Imagine funcionários que não fecham a porta da sala quando o ar condicionado está ligado? Ou quando colegas de trabalho não limpam a sanduicheira logo após preparar seu café da manhã na empresa? Até mesmo quando não desligam o estabilizador ao término do expediente? Ou ainda, quando algum colega de trabalho faz o café da tarde, mas esquece a cafeteira ligada por horas queimando sua resistência ou simplesmente gastando energia?
Situações simples como essas e tão corriqueiras quanto, são praticamente impossíveis de serem controladas pela ALTA GERÊNCIA da empresa. E, independente de existir uma política de sustentabilidade na organização, casos como esses elevam em muito o custo do caixa da empresa. A seguir, veja como Alex Machado trata essa questão.
Por Alex Machado
Ouço muito a seguinte frase: “toda mudança organizacional deve ser de cima para baixo”. Claro que na organização a tomada de decisão deve ser hierárquica. O PROBLEMA É QUANDO AS PESSOAS ACREDITAM QUE O OUTRO É QUEM TEM QUE RESOLVER O PROBLEMA. Tem um velho jargão que reflete bem isso: “ah, quem tem que resolver isso é fulano, se ele não faz porque que eu vou fazer?”
O problema é quando as pessoas acreditam que elas não fazem parte do problema, ou que a situação a sua volta não lhe afetará.
SIM, EU ACREDITO QUE TODA E QUALQUER MUDANÇA CULTURAL SOBRE SUSTENTABILIDADE DEVA SER TRANSVERSAL A QUALQUER “CAIXINHA” NO ORGANOGRAMA DA EMPRESA. Pois, o conhecimento nunca foi restrito às 4 paredes da instituição, e é claro que você, como profissional, tem muito a agregar na formação da cultura sustentável.
Quebre a barreira de que a empresa não é sua, e de que o outro que é responsável por melhorá-la. Claro que é, afinal de contas você passa no mínimo 1/3 do seu dia nela. Acredite que quando o negócio evolui, você evolui junto, da mesma maneira que quando você se conscientiza e progride, a empresa se beneficia dessa sua transformação positiva. Acredite no seu potencial e que você pode criar um ambiente mais sustentável ao seu redor.
Agora, conta para mim: como você tem contribuído para colocar em prática a cultura da sustentabilidade na sua empresa?
Alex Machado soma mais de 20 anos de experiência ao conceito de gestão QSMS-RS, que abrange as áreas de Qualidade, Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, em empresas de médio e grande porte.
Para convidar o Alex para uma palestra, entre em contato.