Você é feliz?
Pense bem! Passe pelos campos da sua vida pessoal e profissional, revisite memórias, das mais antigas às atuais… Qual é a sua resposta?
Muitas pessoas acreditam que só são felizes quando possuem algo, atingem metas e, até mesmo, misturam e condicionam felicidade pessoal à profissional.
Há quem veja a compra da casa própria ou de um carro como sinônimo de sucesso, e outros que se sentem bem ao perder peso, começar um relacionamento, viajar ou assistir às vitórias do seu time de futebol.
No trabalho isso também acontece. Tem profissionais que se realizam ao receber uma promoção ou conseguir um emprego próximo de casa. Enquanto alguns celebram as metas e prazos alcançados.
Não há problemas em vincular nossas conquistas à felicidade, a questão é quando o desejo não é realizado. O que você sente diante de uma adversidade?
Atualmente, há muita gente que não sabe lidar com essas situações que, mais do que frustração, podem gerar desde falta de interesse e apatia à sensação de sobrecarga, doenças físicas e mentais. Por isso é fundamental conversar sobre esse assunto.
É importante aprender a ver a beleza dos pequenos acontecimentos. No dia a dia, por exemplo, prezamos por um ambiente agradável e leve. Sempre que pudemos, trabalhamos juntos com nossos pets e gostamos de criar oportunidades para estar juntos em equipe, rindo e conversando — seja em momentos de celebração ou entre as tarefas diárias. Parece simples, mas isso faz muita diferença!
Por acreditar no poder dessas ocasiões, a Star também trabalha com palestrantes que falam sobre felicidade e aspectos ligados a ela, como saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Bruna Lombardi, por exemplo, além de palestrar, tem livros específicos com esta temática. João Cristofolini fala de uma forma linda e leve sobre felicidade no trabalho. Caio Bonadio, Daniel Barros e Guilherme Romano abordam a importância de fatores fundamentais relacionados aos sentimentos de satisfação e alegria tais como o sono, o riso, a meditação e como lidar com as emoções.
Para sermos felizes temos que ter sabedoria para manter o equilíbrio diante dos altos e baixos que passamos. Como dizem por aí, “A felicidade não está no destino, mas no caminho”.