Nosso primeiro evento presencial depois de um longo período confinados foi há cerca de duas semanas. Acompanhamos o Augusto Nunes em uma palestra na Unimed Federação Minas Gerais, em BH, sobre Diálogos Estratégicos.
Foi especial – e diferente – checar se tudo estava em ordem, inclusive verificar se o espaço seguia os protocolos sanitários de higiene, distanciamento das cadeiras, exigência de máscaras e dispensers de álcool em gel.
Tudo certo nesta retomada mais que simbólica. Estamos tão otimistas tanto quanto o Doreni Caramori Júnior, então presidente da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), que pretende logo nos próximos três meses voltar a operar com 50% da oferta do mercado. E 100% até o fim de 2022.
O avanço da vacinação e o conhecimento dos profissionais de saúde em saber lidar com o coronavírus são fatores que asseguram essa retomada com segurança, ainda que gradativa.
Na Star, vislumbramos um cenário positivo a curto e médio prazo, começando com os eventos corporativos de fim de ano, o planejamento do ano letivo escolar em 2022, convenções de vendas das grandes empresas nos dois primeiros meses do ano, e por aí vai.
Enxergamos um modelo híbrido no setor, presencial e online. É irreversível e incoerente deixar de oferecer palestras e encontros no ambiente digital. Temos recebido muitas solicitações de orçamentos para eventos presenciais, mas com um pedido extra: “orce também uma versão online, por favor!”, ouvimos dos clientes.
Sim, vamos manter os eventos online em 2022 para atingir ainda mais pessoas e profissionais dentro e fora do Brasil.
Por aqui, tudo pronto, ainda que tenhamos uma série de desafios pela frente: lidar com modelos híbridos de trabalho, novas experiências digitais, expectativas de público, controle de entrada de pessoas, exigência de vacinação, entre outros.
A retomada do setor de eventos tem sido gradativa, moderada, aguardada e muito especial em todos os sentidos. Estamos otimistas.