Saber construir uma marca pessoal forte no mundo dos negócios apesar de não ser exatamente simples, é treinável.
Afinal, já não basta a pessoa ser reconhecida pelo cargo ou empresa. Sua marca pessoal é a percepção que os outros têm de você: suas habilidades, valores, paixões e o impacto que você gera.
E para quem deseja ser palestrante, a marca pessoal é ainda mais importante. Justamente para ser lembrado, reconhecido e requisitado.
Neste artigo, falamos mais sobre o conceito de marca pessoal, como construir sua imagem e por que ela é tão importante para quem deseja ser palestrante.
O que é marca pessoal?
Marca pessoal é a forma como você é visto por outras pessoas e está diretamente ligada a sua reputação.
Reflete sua identidade e mostra sua autenticidade. Para um palestrante, a marca pessoal representa a identidade profissional.
É tão poderosa, que estudos mostram que a velha e boa primeira impressão é passada entre 3 e 30 segundos. E não importa se você está se apresentando em um evento presencial ou por videoconferência.
Quando bem trabalhada, a marca pessoal cria conexão fiel com o público, gera oportunidades e o posiciona como autoridade no assunto.
Elementos que compõe a marca pessoal
Como dissemos no começo do artigo, a marca pessoal pode ser desenvolvida. Para isso, existem elementos-chave que precisam ser trabalhados. São eles:
- Posicionamento;
- Comunicação verbal e não-verbal;
- Vestimentas e aparência;
- Comportamento;
- Presença digital.
A relação entre marca pessoal e credibilidade
Uma marca pessoal forte gera e aumenta a credibilidade. No seu caso, palestrante, elas ajudam a se posicionar como um especialista no mercado.
Sabemos que a marca é a combinação da sua imagem, do seu jeito de falar e do seu comportamento. Portanto, quanto mais essa imagem for fiel ao seu “eu”, mais confiança você passa ao público.
É preciso entender que a credibilidade não se impõe, tampouco se conquista num piscar de olhos. Ela é fruto de trabalho, consistência e estratégia.
Como identificar seu público-alvo?
O primeiro passo é você fazer a si mesmo algumas perguntas-chave, como: Quem eu quero e posso impactar? Onde está meu público, nas redes e no presencial? E quais são suas dores e interesses?
Além disso, estudar o perfil da audiência é importante. A partir das respostas, você consegue alinhar seu discurso, sua linguagem e suas estratégias até o estilo das suas palestras, fortalecendo sua marca pessoal.
Por que a marca pessoal é essencial para palestrantes?
Para se destacar como uma voz única em meio a milhares, você precisa entender que sua imagem tem um papel direto na forma como sua mensagem é recebida e na percepção que o público terá de você.
A forma como você fala e as roupas que usa, por exemplo, também transmitem mensagens durante suas palestras. Você não vai palestrar todo esportivo em um evento para empresários, certo?
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A habilidade vai ser desenvolvida no módulo “Imagem e Posicionamento”, conduzido por Cris Dorini, especialista e estrategista em Imagem e Marca Pessoal.
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