Marcas: A Importância do Nome

Uma marca é um atalho na mente e no coração do público de interesse. Ela é uma ideia diferenciada, repleta de percepções na psique do seu consumidor. Uma marca forte e vencedora é o ponto nevrálgico e definitivo de qualquer iniciativa que busque a perenidade. Marca é tudo e o resto é conseqüência.

O mundo está com excesso de informação e as pessoas sofrem com a falta de tempo. Marcas nunca foram tão importantes pois têm o papel sine qua non de facilitar escolhas e encantar. Não é tarefa fácil: o comportamento do consumidor está sendo redefinido, o cliente passa a desenvolver filtros e intimidades com produtos e serviços, que exigem movimentos rápidos, evolução e reinvenção constantes.  Nome, como toda a identidade verbal, transmite sinais que as pessoas usam para determinar o que você representa para elas. Os melhores nomes de marcas se tornam parte do vocabulário dos consumidores e sinônimo dos itens que representam, como Uber para carona. Determinar um nome para uma empresa é um exercício de autenticidade, levando em conta a personalidade e cultura da organização. Este processo trata do simbolismo sonoro e das associações visuais que as palavras carregam. O título revela a origem damarca, o princípio da sua construção e sua identidade deve refletir essa origem. A palavra “Sprite”, por exemplo, significa “fada ou duende” e vem do Latim “spiritus”. A bebida é vendida como algo refrescante, enérgico e vivaz. O nome se encaixa, perfeitamente, quando emparelhado com verde claro e amarelo. De forma geral, um nome bem desenvolvido transmite o posicionamento (diferencial), é intuitivo, fácil de soletrar, fácil de pronunciar, um trampolim para bons gráficos e publicidade, breve (não mais de quatro sílabas), adequado (mas não meramente descritivo), e juridicamente defensável. Muitas vezes, é preferível usar palavras reais pois elas já possuem um significado e, consequentemente, os consumidores estão mais dispostos a aceitá-las. Mas é claro que isso não é uma regra. Plataformas de busca como o Google colocaram uma pimenta extra no processo de naming. Em outras palavras, é preciso considerar a aderência da palavra nestas ferramentas quando alguém está procurando por você. Por essa perspectiva, “Twitter” foi uma excelente escolha.  Ele não apenas soa bem e transmite a essência do microblog mas também é único, facilitando, de fato, seu posicionamento nas buscas.  A estrutura das palavras, a maneira como elas soam e até mesmo os memes que elas recordam são alguns ingredientes para o sucesso de um nome. O processo deve ser feito de forma profissional, considerando os concorrentes, objetivos da organização e tendo a certeza de que não é proveniente de um modismo passageiro. Que fique claro: um nome bem trabalhado pode resolver diversos problemas e economizar muito dinheiro ao longo do tempo, especialmente para empresas que crescem exponencialmente. Um nome pouco trabalhado exige muito mais comunicação – publicitária, design, e assim por diante – para corrigir suas deficiências.  

Gabriel Rossi é especialista de marketing e comportamento de consumo, professor da ESPM e palestrante da Star Palestras

Política de privacidade

Quem somos

O endereço do nosso site é: https://starpalestras.com.br/.

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam.

Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.

Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador.

Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.

Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.

Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Com quem compartilhamos seus dados

Se você solicitar uma redefinição de senha, seu endereço de IP será incluído no e-mail de redefinição de senha.

Se você fizer pagamentos online por este website, seus dados de cartão, incluindo nome e outros dados que você inserir, serão diretamente enviados pelas empresas de gateway de pagamentos nas quais você inseriu seus dados para realizar as compras, tais como Stripe, Mecado pago, PagSeguro ou outras.

Ao realizar um agendamento você estará nos enviando seus dados de email e telefone os quais serão armazenados nos nossos sistemas para gerenciar sua conta e permitir o controle dos agendamentos.

Nosso website é integrado com o Meta (Facebook) utilizando o pixel para leitura dos acessos do website.  Utilizamos também o Google Ads para gerar anúncios online e também o Google Analytics que lê todas as informações de tráfego do website, como número de visitas, ip, dispositivos, etc.

Os dados de navegação, dispositivos, horário de acessos, localização, são lidos pelo Google Analytics. Você pode encontrar mais informações sobre o Google Analytics, neste link.

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação.

Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde seus dados são enviados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.

Para solicitar mais informações ou remoção dos seus dados, por favor envie uma mensagem através da nossa página de contato.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações de cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

AUTORIZO a FERNANDA DE ALMEIDA CUNHA EVENTOS – EPP (STAR PALESTRAS), inscrita no CNPJ/MF sob o n° 23.407.237/0001-97 a utilizar minha imagem, voz e aspas em todo e qualquer material relacionado a divulgação em mídias eletrônicas, incluindo sem limitação: LinkedIn, Facebook, Instagram, Website e Tik Tok assim como para divulgação interna nos canais de comunicação corporativa. Esta autorização é concedida à título gratuito, abrange o uso da imagem, voz, aspas e todo o conteúdo capturado antes, durante e depois do Evento, em todo território nacional e no exterior, em todos os formatos admitidos em direito, inclusive: i) postagem nas redes sociais (patrocinadas ou não), ii) divulgação de videoclipe em redes sociais (patrocinadas ou não), iii) e comunicação corporativa para colaboradores, clientes e parceiros comerciais; iv) e-mail marketing para colaboradores, clientes e parceiros comerciais. Por ser expressão da verdade, subscreve a presente declaração para que produza os efeitos legais.