
Trajetória
Sardenberg foi escolhido em 2019 como o mais admirado jornalista de Economia do país, por votação no meio de comunicação, um prêmio concedido pelos portais Jornalistas&Cia e o portal Maxpress.
Já havia sido o segundo colocado em votações anteriores e vem frequentando a lista dos 10 jornalistas mais admirados do país.
Sardenberg é também um dos principais vencedores do Prêmio Comunique-se. Tem 10 troféus.
Venceu três vezes na categoria Âncora de Rádio; cinco vezes como Comentarista Econômico – Mídia Falada e duas vezes na Mídia Escrita. Mantém o site www.sardenberg.com.br com informações e comentários econômicos. Na tevê, foi apresentador do Jornal da Globo, Jornal das Dez da Globonews, do telejornal da Gazeta Mercantil e do Roda Viva, programa de entrevistas da TV Cultura. É palestrante na área de política e política econômica (conjuntura, cenário nacional e internacional, perspectivas políticas e econômicas).
Jornalista desde 1969, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Nas mesmas funções, trabalhou ainda nas revistas Veja e IstoÉ.
Passou a maior parte de sua carreira em São Paulo, mas trabalhou durante seis anos em Brasília. Fez coberturas no exterior. De 1985 a 1987, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento (gestão João Sayad), ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.
De 1987 a 1988, foi assessor da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em jornalismo.
Temas abordados:
- Titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil.
- Diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo.
- Diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão.
- Colunista da Folha de S. Paulo
- Colunista de O Estado de S. Paulo