Carlos Fernando dos Santos Lima
Trajetória
São o amplo conhecimento e a longa jornada profissional que conferem a Carlos Fernando dos Santos Lima autoridade para falar sobre Ética, Compliance, Corrupção X Burocracia e a Luta contra a Corrupção.
Atual instrutor na Escola Superior do Ministério Público da União, onde leciona e gere projetos sobre Colaboração Premiada e Acordos de Leniência, Carlos Fernando começou sua carreira no Ministério Público Federal, em 1995, como responsável pela instalação da Procuradoria no município de Foz do Iguaçu.
Também já atuou como Procurador da República (1995 a 2019), Promotor de Justiça do Paraná (1991 a 1995), além de ter sido responsável pela elaboração e celebração dos primeiros acordos de Colaboração Premiada e de Leniência pelo Ministério Público brasileiro.
Entre 2003 e 2006, Carlos Fernando foi membro da Força Tarefa Banestado/CC5, a maior investigação de crimes do colarinho branco do país.
Anos depois, entre 2014 e 2018, participou da Força Tarefa Lava Jato, em Curitiba, onde respondeu pelas investigações de crimes do colarinho branco na Petrobras.
Aposentou-se como Procurador Regional da República pela PRR, da 3ª Região.