Cláudio Henrique dos Santos
Trajetória
Jornalista, escritor e palestrante, antes de lançar seu livro “Macho do Século XXI – O executivo que virou dono de casa. E acabou gostando”, Cláudio Henrique dos Santos ocupou cargos de gerência em grandes empresas, se aventurou em iniciar seu próprio negócio até morar em Cingapura, acompanhando um convite profissional recebido por sua esposa.
Desde então, assumiu as tarefas de cuidar da casa e da sua filha Luiza, e a de “assistente executivo” da esposa, que passa um bom tempo viajando pelo mundo. Se mudou para os Estados Unidos e em 2013 resolveu encarar o desafio de voltar a escrever e de fazer palestras no Brasil, atividades que exerce “nas horas vagas como dono de casa”.
O propósito de sua palestra é de buscar o apoio e engajamento masculino à equidade de gênero e criar um ambiente dentro da organização que crie mais condições para o crescimento das mulheres na carreira, a partir de uma história vivenciada.
Nas palestras, são abordados temas como machismo (como ele prejudica tanto homens quanto mulheres) e seus efeitos na vida em sociedade e nas organizações, masculinidades, vieses inconscientes, liderança feminina, balanço entre carreira e vida pessoal/familiar, levando em conta os dois públicos distintos. Sempre com um discurso leve, bem-humorado e permeado por narrativas da experiência de “executivo que virou dono de casa”, ou seja, o relato de alguém que passou “pelos dois lados do balcão”.
Temas Abordados:
- Machismo (como ele prejudica tanto homens quanto mulheres) e seus efeitos na vida em sociedade e nas organizações;
- Equidade de gênero no ambiente de trabalho;
- Masculinidade;
- Como criar um ambiente com mais condições para o crescimento das mulheres na carreira;
- Vieses inconscientes;
- Liderança feminina;
- Balanço entre carreira/família.