Saiba como se tornar um palestrante de sucesso com o Formação de Palestrantes
Você sonha estar entre os palestrantes mais procurados e requisitados no mercado? Contar ao mundo suas experiências e compartilhar seus conhecimentos? Então você precisa conhecer o curso online Formação de Palestrantes, da Star Palestras.
A formação técnica é o primeiro passo para quem deseja ingressar ou se destacar no segmento de palestras. Seja em eventos corporativos, conferências, seminários, entre outros. Afinal, não basta apenas dominar o assunto.
Pelo contrário, é indispensável saber como comunicar com o público de forma envolvente, objetiva e eficaz. Para isso, você precisa se preparar, aprender técnicas específicas e buscar aprendizado com especialistas do ramo. Siga a leitura e veja como funciona.
O mercado de palestras no Brasil
O mercado de palestras no Brasil tem movimentando cerca de R$ 100 milhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento.
Altamente competitivo, o mercado de palestras no Brasil e em outros países também é promissor. Afinal, com tanta tecnologia, IA e novos modelos de trabalho e negócios, o mercado exige cada vez mais especialistas em assuntos específicos.
Nesse ponto, entram os palestrantes, profissionais que destinam parte do tempo a compartilhar conhecimento e experiências que tiveram ao longo da jornada.
Como é a atuação de um palestrante em um palco?
A atuação de um palestrante envolve uma combinação de habilidades que vão além da simples transmissão de informações. Um bom palestrante deve ser capaz de capturar a atenção do público desde o início, utilizando técnicas de comunicação eficazes, como a narrativa de histórias, o uso de exemplos práticos e a interação direta com a plateia.
Além disso, precisa ter um conhecimento profundo sobre o tema que está abordando, o que lhe permite responder a perguntas complexas e até sair de saias justas.
Também precisa seguir um roteiro, com começo, meio e fim, saber se expressar muito bem, controlar os gestos e ter um tom de voz assertivo, que encante a audiência.
Habilidades e competências para ingressar no mercado de palestras
Para se destacar e estar entre as melhores palestras, não basta ter conhecimento. A formação técnica para ser um palestrante vai ser um diferencial, porque você aprender truques que fazem prender a atenção da audiência e se conectar melhor com o público.
Apesar de ser bastante competitivo, sempre há espaço para bons profissionais, até para os tímidos. Embora a timidez seja um grande desafio, isso não impede que uma pessoa introvertida seja palestrante.
Existem alguns erros que todo palestrante inicial comete, mas não deveria, como não ter um roteiro. Algumas dicas podem ajudar a começar de um jeito mais assertivo. Por exemplo:
- Tenha um roteiro para começar, desenvolver e concluir sua palestra
- Conheça o público e adapte sua linguagem
- Cuidado com excesso de informação
Curso prático Formação de Palestrantes
Foi pensando em preencher uma lacuna na formação de palestrantes, que a Star Palestras, com 15 anos de experiência no segmento, desenvolveu o curso especialmente para quem deseja ingressar na carreira.
O programa é online e tem 16 horas de duração. Ao todo, são 4 módulos que ensinam sobre Roteiro, Oratória e Linguagem, Imagem e Posicionamento, Expressividade na Comunicação e Mercado de Palestrantes.
Quem concluir as aulas, recebe um certificado de conclusão de curso.
O que você vai aprender no curso Formação de Palestrantes?
As aulas trazem conceitos, informações, dados de mercado e contam com exercícios práticos para você colocar a mão na massa, ainda durante as aulas.
O diferencial deste curso é que você estará no centro do processo, aprendendo novas habilidades para ser um palestrante de sucesso.
Veja a seguir um pouco mais sobre a trilha do conhecimento.
Roteiro, Oratória e Linguagem do Palestrante – com Gabriel Prado
Você sabia que, para ter sucesso em uma palestra, é preciso seguir um roteiro com começo, meio e fim, recheado de estratégias? O jornalista Gabriel Prado ensina técnicas de roteirização, fala da importância da boa oratória, o uso de pausas estratégicas, técnicas para melhorar a linguagem corporal.
Expressividade na Comunicação – com Juliana Algodoal
Em uma palestra, saber se expressar bem é a alma do negócio. Segundo o pesquisador Albert Mehrabian, a nossa força de comunicação é formada por três pilares: corpo, voz e conteúdo. Embora o conteúdo corresponda a só 7% de toda a sua fala, a entonação e o jeito de falar são fundamentais para reter atenção da plateia.
A fonoaudióloga, Juliana Algodoal, ensina você a se comunicar melhor e a dominar sua voz e gestos para encantar a audiência. Aprenda nesse módulo a se expressar de forma clara e concisa, além de se tornar um palestrante desejável no mercado.
Imagem e Posicionamento – com Cris Dorini
Já ouviu dizer que você jamais terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. Estudos mostram que a velha e boa primeira impressão é passada entre 3 e 30 segundos da sua chegada em um ambiente, seja ele virtual ou presencial. E como passar uma boa imagem em tão pouco tempo?
Nesse módulo, a especialista Cris Dorini ensina truques que fazem toda a diferença para subir no palco e causar aquela boa primeira impressão, além de orientar como você deve construir sua marca pessoal.
Mercado de Palestrantes – com Fernanda Cunha
Neste módulo, Fernanda Cunha, CEO da Star Palestras, fala sobre o mercado de palestrantes, como abrir sua empresa, precificar o serviço, negociar, emitir nota fiscal, entre outras obrigações legais, importantes para ingressar e se manter no mercado.
Quem são os professores?
Gabriel Prado
Tem vasta experiência no jornalismo, participando de coberturas históricas como o desastre de Brumadinho, a queda do avião do time da Chapecoense, a morte de Eduardo Campos, operações da Lava Jato, entre outras.
Sua experiência não se resume apenas ao jornalismo. Ele é mentor, consultor e palestrante em Comunicação, ministrando diversos cursos de media training, mestre de cerimônia e palestras sobre medo de falar em público, oratória, persuasão, networking e fake news.
Juliana Algodoal
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Mestre em Distúrbios da Comunicação e Fonoaudiologia, todos pela PUC/SP.
Atualmente, preside o Conselho de Administração da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e é CEO da Linguagem Direta em 2000, empresa reconhecida no mercado pela excelência na entrega.
Com mais de 35 anos de experiência, tornou-se referência em comunicação corporativa, sendo a primeira fonoaudióloga brasileira a trabalhar com a voz e a comunicação dentro das organizações. Seu trabalho impacta empresas de diversos setores.
Cris Dorini
Especialista em Gestão de Imagem e Marca Pessoal e com mais de 25 anos de experiência no mercado corporativo, sua carreira é bem dinâmica. Possui MBA em Gestão Empresarial (Dom Cabral), especialização em Finanças (Wharton School) e em Atendimento ao Cliente, pela Harvard School de Boston
Exerce função de empreendedora, mentora, palestrante, autora, professora, consultora e LinkedIn Creator, onde compartilha dicas e insights sobre carreira, liderança, imagem, marca pessoal e etiqueta corporativa no LinkedIn.
Além disso, é coautora dos livros Mentores e suas Práticas de Sucesso e Consultoria de Imagem: Relações Humanas, Inclusão e Respeito — Histórias Brasileiras e Portuguesas.
Fernanda Cunha
Formada em Secretariado Executivo Bilíngue pela PUC/SP, fez a especialização em Administração de Empresas na FGV e complementou seu currículo com cursos de empreendedorismo, educação financeira, finanças para negócios, marketing e mídias digitais.
Com mais de 30 anos de experiência no mercado corporativo em multinacionais, a executiva organizou diversos eventos nos Estados Unidos, Europa e Ásia.
À frente da Star desde 2015, ela representa mais de 1500 profissionais, entre palestrantes, mestres de cerimônias e mediadores de debates.
Em resumo, se você chegou até aqui, é porque entendeu a importância da formação, para seguir nesta jornada. O diferencial desse curso é que, a todo momento, os professores estimulam seu raciocínio crítico e sugerem atividades práticas para você botar a mão na massa enquanto assiste às aulas.
Não importa qual seja sua motivação: se é a paixão por compartilhar conhecimento, o desejo de impactar e inspirar outras pessoas ou até mesmo de enfrentar novos desafios e você se tornar um dos palestrantes mais procurados e desejados pelas empresas. Lembre-se, sempre há mercado para bons profissionais.
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