O uso de celulares nas escolas vem gerando ampla repercussão. A Lei 15.100/2025, que disciplina o uso de qualquer aparelho que acesse a internet em instituições de ensino é uma realidade, ainda divide opiniões.
A norma não proíbe que os jovens levem o aparelho para a escola, mas restringe o uso durante o horário das aulas e nos intervalos. E diz que, na escola, o aparelho poderá ser utilizado para fins pedagógicos.
Para você que trabalha em instituições de ensino e atua como diretor, coordenador ou professor, sabemos o quanto é desafiador lidar com as mudanças. Por isso, neste artigo, falamos como enfrentar os desafios, a importância de entender as regras e de promover debates na escola, com especialistas de mercado. Veja mais a seguir.
O impacto do uso de celulares nas escolas
O uso de telas sem moderação pode ser prejudicial para crianças e adolescentes. Pesquisas já mostram o quanto o consumo excessivo de telas está ligado a uma piora da saúde mental de adultos, adolescentes, crianças e até idosos, como mostrou um levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Entre os malefícios quanto ao uso do aparelho, estão:
- Atrasos no desenvolvimento cognitivo e da linguagem;
- Distúrbios de atenção;
- Isolamento social;
- Problemas no sono;
- Ansiedade;
- Miopia;
- Sobrepeso;
- Entre outros problemas.
Quando o uso de dispositivos ajuda na educação?
O acesso à informação, com a disponibilização de diversos conteúdos, é indiscutível e você sabe bem como educador. Além disso, o uso de dispositivos pode ser um grande aliado do letramento digital, como já foi apontado pela BNCC.
Além disso, a internet favorece a integração de aplicativos educativos, que complementam as ações pedagógicas em sala de aula. E ainda permitem interação social, entre outros benefícios.
Lista de países que também restringiram o uso do celular no meio escolar
Sabia que o Brasil não é o único país que restringe o uso de celulares nas escolas? Outros países também adotam legislações semelhantes, por exemplo:
- França;
- Espanha;
- Grécia;
- Dinamarca;
- Itália;
- Holanda;
- Finlândia;
- Canadá;
- México, entre outros.
Por dentro da Lei que proíbe o uso de celulares na escola
A criação da Lei 15.100/2025 foi fruto de pesquisas e estudos aprofundados, como os da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Com base em dados de 14 países, o relatório de Monitoramento Global da Educação mostra que estar próximo de um celular já pode distrair e prejudicar a aprendizagem dos estudantes.
Especialistas em educação, motivação e comportamento, Taís Bento e Roberta Bento, palestrantes da Star Palestras, apontam que “o relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022 foi um dos fundamentos para a criação da norma”.
Basicamente, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), tradução do inglês Programme for International Student Assessment, é uma avaliação realizada a cada três anos com estudantes pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo é acompanhar o desempenho e o aprendizado dos jovens na faixa etária de 15 anos.
Vale dizer que o uso de telas em salas de aulas só será permitido para fins educativos e com orientação dos professores.
Saiba mais sobre os Guias MEC
É importante lembrar que o Ministério da Educação (MEC) produziu dois guias práticos, sobre o uso moderado e responsável de celulares na escola. Você pode consultar sempre que necessário. Os conteúdos trazem orientações como:
- Práticas acerca dos desafios e das oportunidades;
- Gestão do uso de dispositivos;
- Estratégias para o uso consciente dos equipamentos.
Como orientar equipe e alunos
A recomendação é ouvir especialistas do mercado e saber como direcionar melhor sua equipe de educadores. Nossa palestrante Roberta Bento, especialista em educação, sugere que, antes de tudo, as escolas devam abrir um canal de comunicação com os pais, para receber as dúvidas.
“É um processo novo e ninguém tem todas as respostas prontas, então, vai acontecer uma situação que ninguém previu e, você vai ter argumentos para resolver aquela situação sem nenhuma atitude drástica”, explica Roberta.
Veja outras dicas que podem ser implementadas em instituições de ensino e para orientação dos educadores, quanto ao uso de celulares nas escolas.
- Compartilhar informações: O primeiro passo é mostrar as mudanças, apresentar a lei que proíbe o uso em sala de aula e esclarecer dúvidas;
- Apresentar vantagens e os desafios que vão enfrentar juntos;
- Compartilhar estudos e pesquisas que mostrem os malefícios, como dificuldades no desenvolvimento dos jovens e nas interações sociais;
- Organizar palestras e convidar um profissional externo, como um palestrante especializado em motivação e comportamento ou educação, para esclarecer dúvidas mais profundas e pontuais e enriquecer a discussão;
- Promover ações, dinâmicas e campanhas sobre o tema com a equipe pedagógica e estudantes.
Por fim, a proibição do uso de celulares nas escolas já é uma realidade ao redor do mundo e exige uma discussão ampla, equilibrada e séria quanto aos benefícios e desafios para docentes e estudantes.
Nesse início, às instituições de ensino podem buscar o conhecimento e ajuda de profissionais especializados para lidarem com esses desafios.
Para quem precisar, a Star Palestras conta com um casting de palestrantes excepcionais nas áreas de educação e tecnologia.
Saiba que compartilhar seus receios com um especialista no assunto pode trazer insights riquíssimos para implementar uma nova estratégia de ensino.
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