A reinvenção do setor de eventos

Recuperando-se dos tão falados e profundos impactos da pandemia, a reinvenção do setor de eventos passou pela obrigatória inclusão de um campo no formulário de contratação: Qual modelo gostaria de contratar: presencial, online ou híbrido?

Parece uma pergunta simples e de decisão também fácil, levada por gosto pessoal ou facilidades. Mas, a verdade é que vários fatores precisam ser levados em conta para escolher qual modelo assinalar.

Pouco utilizado antes do isolamento social, o evento a distância traz diversos benefícios, principalmente em custos e logística. Afinal, além de potencializar alcance, eliminam-se as preocupações com locação de grandes espaços, recepção e controle de público, viagens, traslados e hospedagem de palestrantes e convidados, entre outras questões. Se tiver palestrante internacional na programação, multiplique por várias vezes os desafios eliminados.

Por outro lado, se há praticidade nestes aspectos, o modelo online carrega consigo preocupações que exigem soluções criativas e bastante empenho e tecnologia para resolver. 

Entre as questões intrínsecas ao modelo a distância, podemos citar o desafio de promover interatividade eficiente e atraente; a realidade de pessoas cansadas do online e buscando diminuir tempo de tela; alta concorrência na agenda e, também, pela atenção do espectador durante o evento (afinal, fora de um ambiente dedicado exclusivamente à apresentação e ao conteúdo, você está sujeito a demandas e estímulos profissionais e pessoais que podem alterar seu foco).

Já o evento presencial, mesmo com todos os arranjos logísticos e de produção inerentes ao modelo, tem entregas aos participantes que geram engajamento e benefícios duradouros:

  • a chance de tirar uma selfie com colegas ou até mesmo com o/a palestrante para as redes sociais,
  • o imbatível networking presencial,
  • a energia positiva e concentrada que costuma vir da plateia,
  • oradores mais desenvoltos por não precisarem lidar com câmeras e poderem olhar no olho do espectador,
  • modulação de tempo, tom de voz e conteúdo conforme a reposta da plateia.

Tudo isso ainda é diferencial inquestionável de estar ao vivo, em cores – e sem tela no meio.

O afrouxamento do isolamento social impulsionou um modelo ainda mais raro antes dessa nova realidade – o modelo híbrido, ou phytgital (físico + digital). Você tinha ouvido falar ou participado de eventos híbridos antes da pandemia? Eles eram exclusivos de grandes acontecimentos corporativos – como referência, lembramos dos lançamentos da Apple, com sortudos na plateia e transmissão ao vivo.

Embora essa possibilidade seja muito atraente para os contratantes, pois, à primeira vista, entrega as vantagens do presencial e do online, ele apresenta um enorme desafio:

Como entregar a mesma experiência e engajamento para os dois públicos? Hoje, o público que não está presente fisicamente não aceita mais ser tratado com menos atenção e receber somente streaming de vídeo.

Do orador às ativações, brindes e interações, perguntas e respostas, enquadramento, tudo precisa ser pensado, produzido e executado levando em conta aquele que está sentado na primeira fileira e quem está diante da tela na sua casa ou escritório.

Provavelmente, você precisará de profissionais especializados para desenvolver cada uma dessas experiências.

Uma coisa, podemos afirmar com certeza: se quiser otimizar investimentos e decidir com mais precisão qual modelo se encaixa melhor ao seu objetivo, conte com profissionais experientes.

Política de privacidade

Quem somos

O endereço do nosso site é: https://starpalestras.com.br/.

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam.

Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.

Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador.

Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.

Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.

Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Com quem compartilhamos seus dados

Se você solicitar uma redefinição de senha, seu endereço de IP será incluído no e-mail de redefinição de senha.

Se você fizer pagamentos online por este website, seus dados de cartão, incluindo nome e outros dados que você inserir, serão diretamente enviados pelas empresas de gateway de pagamentos nas quais você inseriu seus dados para realizar as compras, tais como Stripe, Mecado pago, PagSeguro ou outras.

Ao realizar um agendamento você estará nos enviando seus dados de email e telefone os quais serão armazenados nos nossos sistemas para gerenciar sua conta e permitir o controle dos agendamentos.

Nosso website é integrado com o Meta (Facebook) utilizando o pixel para leitura dos acessos do website.  Utilizamos também o Google Ads para gerar anúncios online e também o Google Analytics que lê todas as informações de tráfego do website, como número de visitas, ip, dispositivos, etc.

Os dados de navegação, dispositivos, horário de acessos, localização, são lidos pelo Google Analytics. Você pode encontrar mais informações sobre o Google Analytics, neste link.

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação.

Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde seus dados são enviados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.

Para solicitar mais informações ou remoção dos seus dados, por favor envie uma mensagem através da nossa página de contato.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações de cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

AUTORIZO a FERNANDA DE ALMEIDA CUNHA EVENTOS – EPP (STAR PALESTRAS), inscrita no CNPJ/MF sob o n° 23.407.237/0001-97 a utilizar minha imagem, voz e aspas em todo e qualquer material relacionado a divulgação em mídias eletrônicas, incluindo sem limitação: LinkedIn, Facebook, Instagram, Website e Tik Tok assim como para divulgação interna nos canais de comunicação corporativa. Esta autorização é concedida à título gratuito, abrange o uso da imagem, voz, aspas e todo o conteúdo capturado antes, durante e depois do Evento, em todo território nacional e no exterior, em todos os formatos admitidos em direito, inclusive: i) postagem nas redes sociais (patrocinadas ou não), ii) divulgação de videoclipe em redes sociais (patrocinadas ou não), iii) e comunicação corporativa para colaboradores, clientes e parceiros comerciais; iv) e-mail marketing para colaboradores, clientes e parceiros comerciais. Por ser expressão da verdade, subscreve a presente declaração para que produza os efeitos legais.