Guia completo para contratar palestrantes em eventos corporativos

Precisa contratar palestrantes em eventos corporativos? No começo, pode parecer um desafio, considerando o volume de profissionais que existem no mercado. Porque a escolha envolve fatores como preço, agenda do palestrante e a temática que vai ser abordada.

Foi pensando em você, que organiza eventos empresariais e precisa de ajuda, que nós organizamos este guia completo para contratar palestrantes em eventos corporativos. São recomendações sobre o que levar em consideração na hora da contratação, quem você pode convidar para dar uma palestra e a importância de contar com a ajuda de uma agência de palestrantes.

Aprenda a contratar palestrantes em eventos corporativos

O primeiro passo é saber o tipo do evento que está sendo organizado, que pode ser uma Feira, Congresso ou encontros para pequenos grupos. A partir dessa estrutura, você consegue identificar as necessidades e os tipos de palestras e temas que podem ser mais interessantes. 

Entenda o público na hora de contratar palestras

Outro passo importante é saber quem é o público que vai participar. Qual a idade das pessoas que vão assistir? Que grau de escolaridade e conhecimento tem o grupo?

Ao responder essas e outras perguntas simples, você consegue listar o perfil dos especialistas e levar palestras interessantes para o evento que está organizando.

Tenha um bom planejamento e defina seu orçamento 

Uma recomendação importante, que até parece óbvia, é ter um bom planejamento, que vai além de marcar data e hora. Requer olhar atento às necessidades do público e logística do evento.

Além disso, saiba o quanto você tem para investir nessa palestra. A partir desse valor, é possível definir quem vai brilhar no seu evento. Palestrantes famosos têm um cachê mais alto, por motivos óbvios.

Por outro lado, profissionais menos renomados, mas altamente qualificados, elevam o nível do encontro com conhecimento que vai tornar seu evento memorável. 

Considere esses pontos na hora de definir seu orçamento: 

  • Custos logísticos: inclua no orçamento despesas com transporte, hospedagem e alimentação do palestrante, especialmente se o evento for fora da cidade ou país de residência dele.
  • Equipamentos e vídeos: algumas palestras exigem material específico ou equipamentos de áudio e vídeo, tomadas, suportes, notebooks, o que também deve ser considerado no seu orçamento.
  • Intérprete: considere também profissionais que façam traduções simultâneas ou intérpretes de libras, para que o evento seja 100% inclusivo.
  • Eventos online: veja se o palestrante vai precisar de um suporte e destine pelo menos um profissional da sua equipe para essa ajuda.

Qual o tempo de duração de uma palestra?

Essa é uma dúvida muito comum, mas depende do formato do evento e dos objetivos a serem alcançados. Algumas orientações gerais:

  • Palestras curtas (30 a 45 minutos): são ideais para grandes eventos, como Feiras, e rodas de conversas. Em geral, são boas para a apresentação de cases.
  • Palestras médias (45 minutos a 1 hora): esse é o formato mais comum, permitindo uma exposição mais detalhada do tema e espaço para interação com a audiência.
  • Palestras longas (1 a 2 horas): recomendadas para Congressos, Seminários e até treinamentos, que exigem aprofundamento em um tema e atividades práticas.

Como escolher o palestrante ideal?

Uma vez que você sabe qual evento está organizando, o público que vai participar, quais temáticas são mais interessantes e tem um orçamento definido, é hora de escolher o palestrante.

A sugestão aqui é você contar com uma agência de palestrantes. Porque essas empresas têm na ponta da língua o profissional para indicar e têm muitos contatos. Além disso, os preços costumam ser mais atrativos e o pagamento facilitado.

Algumas dicas para você conversar com sua agência: 

  • Indicação: peça indicações de profissionais que tiveram bons retornos do público e que sejam interessantes.
  • Especialistas em temas específicos: conheça quais profissionais têm conhecimentos em áreas específicas, como inovação, tecnologia ou liderança. Isso ajuda você decidir qual escolher na hora de contratar para seu evento.
  • Executivos de sucesso e Empreendedores: descubra se a empresa tem parceria com líderes empresariais, CEOs ou fundadores de empresas. Experientes, eles têm conhecimento de sobra para compartilhar experiências inspiradoras e práticas de mercado.

Como convidar palestrante para eventos corporativos

Vai formalizar o convite? Siga estes passos:

  1. Faça o convite por e-mail, detalhando o evento, a data, o local, o público-alvo que estará presente e o tema esperado para a palestra. Capriche na identidade visual!
  2. Pergunte se há necessidades específicas, como equipamentos e suporte.
  3. Por fim, confirme a presença com pelo menos dois dias de antecedência, a fim de evitar imprevistos e você conseguir se reorganizar.

Dicas extras para você combinar com o palestrante

  • Sugira algum tipo de dress code, caso seja necessário
  • Ele vai seguir um roteiro e precisa de suporte ou vai improvisar?
  • Se precisa de equipamentos extras, como microfone ou iluminação
  • No dia do evento, certifique-se de que o palestrante está confortável. Se precisa de água ou algum material de apoio
  • Lembre-se de acompanhar o processo até o dia do evento, garantindo que tudo esteja conforme o planejado e que o palestrante esteja confortável e bem-informado sobre o evento.

Contratar palestrantes para sua empresa é uma tarefa que requer planejamento e atenção aos detalhes. Ao seguir este guia, você estará mais preparado para escolher um bom profissional e organizar uma palestra que realmente faça a diferença no seu evento. 

Precisa de ajuda para contratar o palestrante ideal? Entre em contato com a Star Palestras e descubra como podemos transformar seu evento em um sucesso.

Política de privacidade

Quem somos

O endereço do nosso site é: https://starpalestras.com.br/.

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam.

Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.

Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador.

Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.

Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.

Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Com quem compartilhamos seus dados

Se você solicitar uma redefinição de senha, seu endereço de IP será incluído no e-mail de redefinição de senha.

Se você fizer pagamentos online por este website, seus dados de cartão, incluindo nome e outros dados que você inserir, serão diretamente enviados pelas empresas de gateway de pagamentos nas quais você inseriu seus dados para realizar as compras, tais como Stripe, Mecado pago, PagSeguro ou outras.

Ao realizar um agendamento você estará nos enviando seus dados de email e telefone os quais serão armazenados nos nossos sistemas para gerenciar sua conta e permitir o controle dos agendamentos.

Nosso website é integrado com o Meta (Facebook) utilizando o pixel para leitura dos acessos do website.  Utilizamos também o Google Ads para gerar anúncios online e também o Google Analytics que lê todas as informações de tráfego do website, como número de visitas, ip, dispositivos, etc.

Os dados de navegação, dispositivos, horário de acessos, localização, são lidos pelo Google Analytics. Você pode encontrar mais informações sobre o Google Analytics, neste link.

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação.

Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde seus dados são enviados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.

Para solicitar mais informações ou remoção dos seus dados, por favor envie uma mensagem através da nossa página de contato.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações de cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

AUTORIZO a FERNANDA DE ALMEIDA CUNHA EVENTOS – EPP (STAR PALESTRAS), inscrita no CNPJ/MF sob o n° 23.407.237/0001-97 a utilizar minha imagem, voz e aspas em todo e qualquer material relacionado a divulgação em mídias eletrônicas, incluindo sem limitação: LinkedIn, Facebook, Instagram, Website e Tik Tok assim como para divulgação interna nos canais de comunicação corporativa. Esta autorização é concedida à título gratuito, abrange o uso da imagem, voz, aspas e todo o conteúdo capturado antes, durante e depois do Evento, em todo território nacional e no exterior, em todos os formatos admitidos em direito, inclusive: i) postagem nas redes sociais (patrocinadas ou não), ii) divulgação de videoclipe em redes sociais (patrocinadas ou não), iii) e comunicação corporativa para colaboradores, clientes e parceiros comerciais; iv) e-mail marketing para colaboradores, clientes e parceiros comerciais. Por ser expressão da verdade, subscreve a presente declaração para que produza os efeitos legais.