Alexandre Kalache é médico gerontólogo, pioneiro no estudo da Longevidade sob uma perspectiva de Saúde Pública, com 48 anos de atividades dedicadas ao tema, atuando como professor e ativista junto a organizações não governamentais.
É tido como o primeiro expert a articular de forma clara que o envelhecimento populacional se tornaria um tema definidor da sociedade a nível mundial. Sua experiência inclui a epidemiologia do envelhecimento e do curso de vida, desenvolvimento de políticas intersetoriais, promoção da saúde, cuidados na velhice e direitos humanos.
Entre 1995 e 2008, foi diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça. Em sua trajetória fez seu Mestrado na Universidade de Londres e doutorado pela Universidade de Oxford, seguidos de 20 anos de vida acadêmica entre ambas.
Desde 2008 dedica-se a pesquisa relacionadas às implicações para a saúde pública do envelhecimento populacional no Brasil e no mundo; na aplicação do enfoque do envelhecimento ativo no indivíduo e na sociedade; promoção da saúde ao longo do curso de vida; políticas multissetoriais para o envelhecimento e aplicabilidade do conceito “amigo do idoso”, em diferentes contextos (para o indivíduo, de forma motivacional, e para a sociedade – como cidades, universidades, empresas, aprendizagem ao longo da vida entre outras.
Temas abordados:
- A Produtividade na Longevidade
- A Revolução da Longevidade
- Envelhecimento e Saúde
- Qualidade de Vida
- Como chegar bem aos 100
- Aprendizagem ao longo da vida
- Direitos das pessoas idosas
- Inequidade