Mindset e a relação com o futuro: por Solange Mata Machado

Diferentes tipos de mindset nos conectam com o presente e direcionam nossas ações para o futuro. Neste artigo sobre mindset e o futuro, Solange Mata Machado, pós-doutora em Neurociências e Inovação, faz reflexões importantes.

Solange nos dá alguns desafios, como o que pensar daqui a 9 anos? Um texto rico de informações e necessário. Boa leitura!

Por Solange Mata Machado

Um dos setores que está passando por uma transformação profunda é o transporte. Antes do final desta década a revolução na locomoção terá tido um grande impacto nos aspectos mais profundos e íntimos das nossas vidas. As escolhas por habitação, trabalho, lazer e como iremos usar o nosso tempo serão diferentes do que temos hoje.  Provavelmente essas escolhas irão mudar o perfil das cidades, a demografia, a educação e a própria vida profissional. E, não para por aí! 

Consegue visualizar o futuro daqui a 9 anos? Feche os olhos e pergunte a si mesmo: Como as mudanças no transporte poderão afetar a minha vida? Comece pensando pequeno. Considere o seu dia, como poderá ser? Que tipos de incursões você fará? Onde você irá? Para fazer o quê? Com quem? 

Certeza que conseguiu visualizar o FUTURO? 

Pode parecer sem sentido a minha última pergunta, mas pense comigo. Em 2006, a área de varejo estava a mil por hora. As empresas líderes de mercado como a Sears era valorizada em 14 bi de dólares, a Target algo em torno de 40 bi e o Walmart em 160 bi. Neste ínterim, surge uma nova empresa chamada Amazon, desconhecida até então… lutando para sobreviver e sair do vermelho. Dez anos depois … o cenário é totalmente diferente.  Sears, praticamente sumiu, a Target  passou a ser valorada em 55 bi e o Walmart chegou aos 250bi. E a Amazon???  700 bi dólares!!! 

UAUUUU… que virada!! Quem diria? O que a Amazon fez foi usar uma nova tecnologia:  a internet 

Estamos vendo o mesmo acontecer com o transporte.  Com os carros voadores, o carro autônomo, o hyperloop e o SpaceX….e, não pára por aí! 

Não é fácil para nenhuma pessoa imaginar o FUTURO 

Em pesquisas científicas usando a ressonância magnética funcional (fMRI) descobriu-se que quando nos projetamos no futuro, a parte medial da área frontal do cérebro, onde reside a nossa  nossa capacidade de pensar sobre nós mesmos ou sobre outras pessoas, se fecha – se desativa. Nos incapacitando de projetar o futuro!! Em outro artigo publicado no  Journal of Neuroscience, os pesquisadores descobriram que a parte do nosso cérebro que imagina, chamado de default mode network, se divide em duas atividades complementares.  Uma atividade cria o futuro e a outra avalia se o evento é positivo ou negativo. 

Porém, o futuro não é vívido, tangível e detalhado como um  evento que já tenha ocorrido!!! Ele é nebuloso e por esta razão criamos o futuro nítido com elementos que já temos gravado na nossa memória de longo prazo. Ou seja, criamos o futuro com o que já conhecemos HOJE!!! 

Por esta razão, imaginar o FUTURO é sempre um desafio para todos nós. 

Tecnologia exponencial como IA, Robótica e VR estão rapidamente desmaterializando, desmonetizando e democratizando produtos e serviços. Lembra da curva 6D do Peter Diamandis? 

Coisas que costumavam estar disponíveis apenas para os mais ricos e a elite agora estão disponíveis para quase qualquer pessoa – em qualquer lugar do mundo. Uma criança no Zimbábue pode pesquisar no Google qualquer informação que quiser ou até mesmo fazer uma videoconferência com alguém do outro lado do mundo – gratuitamente. 

Muitas coisas pelas quais pagamos milhões de dólares há apenas algumas décadas estão agora disponíveis em nossos smartphones gratuitamente. Mas há um problema. 

Nossas mentes evoluíram em um mundo de escassez, como fomos treinados pela estratégia porteriana, (desde 1981 – publicação da estratégia competitiva) para obter vantagem competitiva precisamos nos diferenciar, buscar a raridade e a unicidade frente aos nossos competidores. Este é um MINDSET de escassez. 

Em um mundo de escassez, o bolo é limitado. Assim como a vantagem competitiva. Se o seu vizinho pegar uma fatia, você terá uma fatia menor. Este é um mundo de recursos limitados e competição de soma zero. 

Mindset e o futuro

Mas quando você tem uma mentalidade voltada para o FUTURO o seu MINDSET é de abundância, em vez de fatiar a torta em fatias cada vez mais finas, você cria mais tortas. Escala globalmente. 

Este é o futuro que a tecnologia exponencial possibilita. E essa tendência é verdadeira em quase todos os setores – quer as pessoas percebam ou não. 

Lembre-se: desenvolver um MINDSET de abundância não é criar um mundo de luxo, é criar um mundo de POSSIBILIDADES. 

Segundo Peter Diamandis para desenvolver um MINDSET para o FUTURO (abundância) você precisa: 

(1) ENTENDER que o mundo está se tornando mais abundante e isso permite que você CRIE uma visão POSITIVA  para o futuro. Ter esse MINDSET positivo o diferencia de seus concorrentes e te ajuda a atrair a melhor equipe para sua missão. 

(2) NÃO LASTIMAR oportunidades perdidas. Muitas outras oportunidades gratificantes e lucrativas estão no radar… basta você persistir e acreditar. 

(3) ACREDITAR QUE O FUTURO É PROMISSOR. Portanto, é preciso aprender tudo o que puder para criar o futuro que você e seu negócio desejam. 

(4) SABER que SEUS CONCORRENTES são seus PARCEIROS em potencial. Por que se preocupar desnecessariamente com seus concorrentes quando você pode criar outra torta maior? Você concentra seu tempo, atenção e recursos em perseguir OPORTUNIDADES que são 10x (1.000%), em vez de lutar nas trincheiras por melhorias de 10%. 

(5) REINVENTAR seu negócio por meio de lentes digitais – constantemente desmaterializando e democratizando seus produtos e serviços, tornando-os disponíveis para uma base de clientes cada vez maior  e a um custo cada vez menor. 

(6) Como líder, TRANSMITIR E ACREDITAR em um futuro promissor e atraente que inspira e orienta seus funcionários e clientes. As pessoas inerentemente desejam boas notícias: * otimismo baseado em dados * em vez de um gotejamento contínuo de brincadeiras negativas, voltadas para a crise e que estimulem a amígdala. (parte do cérebro que está ligada ao sistema de sobrevivência – luta ou fuga – e que gera o estresse).  

Quem é a Solange Mata Machado

PH.D. e pós-doutoranda em Neurociências e Inovação pela UFMG, doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV.

Engenheira elétrica com BS pela Columbia University e especialização em Empreendedorismo e Inovação pelo Hitotsubaschi University (Tóquio, Japão), Remin University (Beijing, China), Technion University (Haifa, Israel), Yale University (USA), Babson College (USA) e pelo Creative Education Foundation (USA).

Ao longo de sua carreira profissional, foi CEO de diversas grandes empresas, além de ter ocupado posições executivas de grandes grupos nacionais e internacionais como Shell, Klabin, Pirelli Fintec e Aços Villares.

Informações e contato, clique aqui.

Política de privacidade

Quem somos

O endereço do nosso site é: https://starpalestras.com.br/.

Comentários

Quando os visitantes deixam comentários no site, coletamos os dados mostrados no formulário de comentários, além do endereço de IP e de dados do navegador do visitante, para auxiliar na detecção de spam.

Uma sequência anonimizada de caracteres criada a partir do seu e-mail (também chamada de hash) poderá ser enviada para o Gravatar para verificar se você usa o serviço. A política de privacidade do Gravatar está disponível aqui: https://automattic.com/privacy/. Depois da aprovação do seu comentário, a foto do seu perfil fica visível publicamente junto de seu comentário.

Mídia

Se você envia imagens para o site, evite enviar as que contenham dados de localização incorporados (EXIF GPS). Visitantes podem baixar estas imagens do site e extrair delas seus dados de localização.

Cookies

Ao deixar um comentário no site, você poderá optar por salvar seu nome, e-mail e site nos cookies. Isso visa seu conforto, assim você não precisará preencher seus dados novamente quando fizer outro comentário. Estes cookies duram um ano.

Se você tem uma conta e acessa este site, um cookie temporário será criado para determinar se seu navegador aceita cookies. Ele não contém nenhum dado pessoal e será descartado quando você fechar seu navegador.

Quando você acessa sua conta no site, também criamos vários cookies para salvar os dados da sua conta e suas escolhas de exibição de tela. Cookies de login são mantidos por dois dias e cookies de opções de tela por um ano. Se você selecionar “Lembrar-me”, seu acesso será mantido por duas semanas. Se você se desconectar da sua conta, os cookies de login serão removidos.

Se você editar ou publicar um artigo, um cookie adicional será salvo no seu navegador. Este cookie não inclui nenhum dado pessoal e simplesmente indica o ID do post referente ao artigo que você acabou de editar. Ele expira depois de 1 dia.

Mídia incorporada de outros sites

Artigos neste site podem incluir conteúdo incorporado como, por exemplo, vídeos, imagens, artigos, etc. Conteúdos incorporados de outros sites se comportam exatamente da mesma forma como se o visitante estivesse visitando o outro site.

Estes sites podem coletar dados sobre você, usar cookies, incorporar rastreamento adicional de terceiros e monitorar sua interação com este conteúdo incorporado, incluindo sua interação com o conteúdo incorporado se você tem uma conta e está conectado com o site.

Com quem compartilhamos seus dados

Se você solicitar uma redefinição de senha, seu endereço de IP será incluído no e-mail de redefinição de senha.

Se você fizer pagamentos online por este website, seus dados de cartão, incluindo nome e outros dados que você inserir, serão diretamente enviados pelas empresas de gateway de pagamentos nas quais você inseriu seus dados para realizar as compras, tais como Stripe, Mecado pago, PagSeguro ou outras.

Ao realizar um agendamento você estará nos enviando seus dados de email e telefone os quais serão armazenados nos nossos sistemas para gerenciar sua conta e permitir o controle dos agendamentos.

Nosso website é integrado com o Meta (Facebook) utilizando o pixel para leitura dos acessos do website.  Utilizamos também o Google Ads para gerar anúncios online e também o Google Analytics que lê todas as informações de tráfego do website, como número de visitas, ip, dispositivos, etc.

Os dados de navegação, dispositivos, horário de acessos, localização, são lidos pelo Google Analytics. Você pode encontrar mais informações sobre o Google Analytics, neste link.

Por quanto tempo mantemos os seus dados

Se você deixar um comentário, o comentário e os seus metadados são conservados indefinidamente. Fazemos isso para que seja possível reconhecer e aprovar automaticamente qualquer comentário posterior ao invés de retê-lo para moderação.

Para usuários que se registram no nosso site (se houver), também guardamos as informações pessoais que fornecem no seu perfil de usuário. Todos os usuários podem ver, editar ou excluir suas informações pessoais a qualquer momento (só não é possível alterar o seu username). Os administradores de sites também podem ver e editar estas informações.

Quais os seus direitos sobre seus dados

Se você tiver uma conta neste site ou se tiver deixado comentários, pode solicitar um arquivo exportado dos dados pessoais que mantemos sobre você, inclusive quaisquer dados que nos tenha fornecido. Também pode solicitar que removamos qualquer dado pessoal que mantemos sobre você. Isto não inclui nenhuns dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança.

Para onde seus dados são enviados

Comentários de visitantes podem ser marcados por um serviço automático de detecção de spam.

Para solicitar mais informações ou remoção dos seus dados, por favor envie uma mensagem através da nossa página de contato.

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações de cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

AUTORIZO a FERNANDA DE ALMEIDA CUNHA EVENTOS – EPP (STAR PALESTRAS), inscrita no CNPJ/MF sob o n° 23.407.237/0001-97 a utilizar minha imagem, voz e aspas em todo e qualquer material relacionado a divulgação em mídias eletrônicas, incluindo sem limitação: LinkedIn, Facebook, Instagram, Website e Tik Tok assim como para divulgação interna nos canais de comunicação corporativa. Esta autorização é concedida à título gratuito, abrange o uso da imagem, voz, aspas e todo o conteúdo capturado antes, durante e depois do Evento, em todo território nacional e no exterior, em todos os formatos admitidos em direito, inclusive: i) postagem nas redes sociais (patrocinadas ou não), ii) divulgação de videoclipe em redes sociais (patrocinadas ou não), iii) e comunicação corporativa para colaboradores, clientes e parceiros comerciais; iv) e-mail marketing para colaboradores, clientes e parceiros comerciais. Por ser expressão da verdade, subscreve a presente declaração para que produza os efeitos legais.