Setembro Amarelo: práticas para usar na sua empresa

O Setembro Amarelo é um movimento bastante lembrado também nas empresas. Afinal, o mês dedicado à prevenção ao suicídio ainda é tabu e gera preconceito, que precisam ser derrubados e discutidos.

A saúde mental está diretamente ligada à temática. Por isso, é um dos temas que podem ser explorados nas empresas, no Setembro Amarelo. Especialistas como Dr. Jairo Bouer, Dr. Daniel Barros e Lígia Costa, todos palestrantes da Star Palestras, são autoridades neste assunto e podem trazer informações e dados atuais muito importantes de prevenção e como lidar com o suicídio.

A seguir, falamos mais sobre o tema e apresentamos algumas práticas, que podem ser aplicadas na sua empresa.

Quando foi criado o Setembro Amarelo?

No Brasil, a campanha começou em 2015 pela união entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A data oficial é 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esse grupo, incentiva organizações, instituições, empresas e representantes da sociedade civil a falarem sobre o assunto. A sociedade, no entanto, aborda de diferentes formas. Como pintar e iluminar fachadas ou estampar o amarelo em diferentes resoluções.

Frases como “toda vida importa” ou “você não está sozinho” fazem parte de ações e são bastante difundidas. Além disso, todos os anos, a campanha segue uma temática diferente.

Por que falar sobre suicídio?

O número de casos de quem comete suicídio são cada vez mais altos. É o que alerta a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mais de 96% têm origem em problemas ligados à saúde mental, como depressão, violência doméstica, transtorno bipolar, abuso de álcool e drogas.

Outro estudo realizado pela Unicamp indicou que 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida. Desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso, segundo dados publicados no site Setembro Amarelo.

Práticas para abordar o tema na sua empresa

No ambiente corporativo, a saúde física e mental são preocupações constantes. E o tema suicídio ainda é pouco explorado.

Toda empresa pode e deve apoiar o mês do Setembro Amarelo e algumas práticas podem ser facilmente aplicadas. Por exemplo:

  • Promova palestras sobre saúde mental e prevenção;
  • Tenha um ponto de apoio psicológico na empresa para o funcionário falar a respeito;
  • Treine os líderes para identificarem possíveis sinais;
  • Organize dinâmicas e atividades em grupo estimulando a importância do convívio social;
  • Fale sobre comunicação não-violenta.

Essas e outras ações são formas de aliviar o estresse, usando a técnica do mindfulness, a ansiedade, ajudar no autocontrole e proporcionar momentos de bem-estar aos funcionários. Afinal, existe consenso popular que falar sobre o suicídio deve ir além do Setembro Amarelo. Estimule a vida, ajude o próximo!

O Setembro Amarelo é um momento crucial para abordar a saúde mental no local de trabalho. Implementar práticas que promovam o bem-estar emocional dos colaboradores é essencial.

Lembre-se: comece oferecendo programas de conscientização sobre saúde mental, como palestras, workshops e grupos de apoio.

Incentive a comunicação aberta e livre de estigma sobre questões relacionadas à saúde mental. Além disso, ofereça recursos e acesso a serviços de suporte, como programas de aconselhamento e assistência psicológica.

Promova um ambiente de trabalho que valorize a saúde mental é fundamental para criar uma cultura organizacional positiva e solidária. Afinal, trata-se de uma oportunidade valiosa para as empresas priorizarem a saúde mental de seus colaboradores. Ao implementar práticas e programas que promovam o bem-estar emocional, as organizações podem criar um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e acolhedor.

E caso você tenha interesse em contratar algum profissional que fale sobre saúde mental na sua empresa, entre em contato com a gente.

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